27 de março de 2011

ICS – Internet Connection Sharing

O Compartilhamento de conexão com a internet é capaz de compartilhar uma conexão com a web discada ou de banda larga. Em caso de banda larga o servidor de conexão deve possuir 2 adaptadores de rede. Quando o ICS é ativado, o adaptador de rede voltado para a internet terá o ip trocado para 192.168.0.1/24 e os serviços NAT, DHCP e DNS serão ativados.

Comandos que são exigidos com frequencia nos exames:

  • Ipconfig /release = Libera as conexões/conseções IP;
  • Ipconfig  /renew = Renova as conexões/conseções IP;
  • ICF – Internet Connection Firewall;

O ICF é o firewall nativo do windows XP. O Firewall por padrão bloqueia qualquer tipo de conexão com a Web que a máquina não tenha solicitado. Caso o ICF seja usado em conjunto com o ICS, a máquina mantém uma tabela com todas as requisições feitas pela rede local e deixa a resposta dessas requisições passarem pelo Firewall.

Por padrão o log do firewall do XP não e ativado, para ativá-lo clique com o botão direito em cima do adaptador de conexão em conexões no Painel de Controle > Propriedades > Avançado > Opções > Avançado > em log de segurança clique em Configurações > aqui pode-rá selecionar se deseja registrar em log somente pacotes de conexão em sucedidos ou pacotes eliminados, tamanho do arquivo de log e o local onde ficara armazenado. Por padrão é salvo em: C:\WINDOWS\pfirewall.log.

Para verificar as portas dos principais serviços de rede e web acesse o diretório: C:\WINDOWS\system32\drivers\etc.

Dica: Para executar tarefas com poderes administrativos estando logado como usuário limitado, com isso não é necessário adicionar usuários a grupos usuários avançados ou administradores para executarem alguns programas que exigem estes privilégios ou a fazer logoff e logon como administrador, exemplo:
Como usuário limitado segure a tecla SHIFT e clique com o botão direito e escolha a opção "executar como", insira o login e senha de administador, ou crie um script para facilitar:

  • RUNAS /u:administrador “c:\windows\system32\calc.exe” para criar um atalho para um programa que precise de credenciais administrativas  para um usuário limitado poder acessar sem precisar estar no grupo usuários avançados.
  • RUNAS /u:Administrador /savecred “c:\windows\system32\calc.exe” a mesma ação do comando anterior, porém salva a credencial usada para não precisar digitar a senha novamente.
  • RUNAS /u:Administrador@dominio.com.br /savecred “c:\windows\system32\calc.exe” mesmo comando que o anterior porém usando conta de domínio.

Atalhos para gerenciar contas de usuários e senhas: lusrmgr.msc  control  userpasswords2.
Dica: Para criar um bom arquivo de paginação primeiramente deve-se criar o arquivo de paginação em outra partição sem ser a do sistema que está instalado Windows. Para um melhor desempenho ou criar mais de um arquivo de paginação em mais de um HD para melhorar o desempenho aconselho a criar uma partição de 4200MB de tamanho e definir o tamanho inicial de 3072 e o tamanho final de 4200.

0 comentários:

Postar um comentário