5 de junho de 2010

Olá a todos que acompanham o Mundo do Magrelo...
Há pouco tempo um colega do trabalho me perguntou qual a diferença dos novos processadores da Intel Core i3 Core i5 e o Core i7 que acompanham os mais novos Notebooks lançados no mercado.

Bem, como tem muito na Web referente a este assunto, irei focar apenas a parte mobile (Core i3 330m, Core i5 430m, Core i7 620m) onde explicarei algumas tecnologias utilizadas em tais processadores e no final do post uma tabela de comparação entre eles.

Boa leitura.

Intel Core i3 330m, Intel Core i5 430m e Intel Core i7 620m. Vamos conhecê-los melhor?
 Imagen 1 - Core i7, Core i5 e Core i3
Como todos já devem saber, a Intel lançou três modelos de processadores diferentes, o Core i3, Core i5 e o Core i7. O Intel Core i.x traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas que um simples processador de núcleo duplo), memória cache de 3 MB compartilhada (nível L3), suporte para memória RAM DDR3 de até 1066 MHz e muito mais.
Os processadores da linha Core i.x vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i.x vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na freqüência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares). 

Tecnologia Intel Hyper-Threading
Em uma época em que os processadores de múltiplos núcleos estão dominando, a Intel decidiu criar modelos que pudessem simular uma quantia ainda maior de núcleos. Se você for analisar que os processadores da linha Core i3, i5 e i7 possuem apenas dois núcleos, pode imaginar que eles não durem muito mais. Contudo, com a utilização da Intel Hyper-Threading, os processadores Core i.x “ganham” dois núcleos a mais.
Quem já possui um Intel Core i.x deve ter reparado que o Windows detecta quatro núcleos, contudo esse artifício da duplicação dos núcleos não significa muito. E quem pensou que o Core i.x realmente trabalharia como um processador de quatro núcleos se enganou completamente. Pois a “grosso modo” eles trabalham com 2 núcleos físicos e 2 virtuais.

O que é e para que serve a tecnologia Turbo Boost?
A tecnologia Turbo Boost da Intel, aumenta a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia é inteligente e trabalha 100% do tempo verificando freqüência, voltagem e temperatura do processador. Ao notar uma baixa em um dos valores-padrão utilizados pelo processador, este novo recurso aumenta a freqüência e consegue um desempenho muito maior em qualquer aplicação.

Intel HD Boost? Para que serve?
Com o avanço constante dos processadores, os softwares foram forçados a evoluir. Existem softwares que trabalham com conjuntos de instruções específicas, as quais precisam estar presentes nos processadores para que o programa seja executado com a máxima performance. Os conjuntos de instruções principais são denominados como SSE, sendo que existem programas que utilizam instruções diferentes.
A linha de processadores Intel Core i7 trabalha com a tecnologia Intel HD Boost, a qual é responsável pela compatibilidade entre processadores e programas que usam os conjuntos de instruções SSE4. Tal característica possibilita um maior desempenho em aplicativos mais robustos que necessitam de um poder de processamento de alto nível.

Intel QPI
O recurso Intel QPI, ou QuickPath Interconnect (Interconexão de caminho rápido), serve para aumentar o desempenho do processador, contudo, esta trabalha de uma maneira bem diferente .
Ao invés de aumentar a freqüência ou a tensão, o recurso Intel QPI aumenta a largura de banda (o que permite a transmissão de mais dados) e diminui as latências. Vale salientar que este recurso só está presente nos processadores Intel Core i7 da série 900 e possibilita taxas de transferência de até 25.6 GB/s.

Abaixo comparação entre os 330m, 430m e  620m:


 Imagen 2 - Comparação entre Core i7, Core i5 e Core i3


Abraços a todos...

0 comentários:

Postar um comentário