8 de abril de 2010

Criando e Gerenciando Objetos no Active Directory

Crie Objetos de Usuários

1.    Faça logon no Servidor como Administrador.
2.    Abra Usuários e Computadores do Active Directory.
3.    Expanda o domínio CONTOSO.
Imagem 1 – Arvore de diretório do domínio CONTOSO.COM

4.    Clique com o botão direito sobre o domínio CONTOSO clique na opção NOVO e logo em seguida OU – Unidade Organizacional. Crie uma unidade organizacional chamada “Infra-Estrutura”. Em seguida, selecione a unidade organizacional Infra-Estrutura.
5.    Criação simples de grupo - Clique com o botão direito sobre a OU “Infra-Estrutura” selecione a opção NOVO e logo em seguida a opção GRUPO. Em nome do Grupo digite Administradores de Redes, em Escopo do Grupo escolha a opção GLOBAL (Grupo Global) e no tipo deixe por padrão Segurança (Irei detalhar mais as diferenças dos grupos Local, Domínio Local, Global e Universal no próximo post).
6.    Criação simples de usuário – Clique com o botão direito sobre a OU “Infra-Estrutura” selecione a opção NOVO e logo em seguida escolha a opção USUARIO. Na tela Novo Objeto – Usuário, preencha com as seguintes informações:

7.    Clique em PROXIMO e digite a senha P@ssw0rd, desmarque a opção O USUARIO DEVE TROCAR A SENHA NO PROXIMO LOGON e marque a opção A SENHA NUNCA EXPIRA. Clique em PROXIMO e logo depois em FINALIZAR.

8.    Crie um segundo objeto de usuário com estas propriedades:

9.    Crie um objeto de usuário para si mesmo, seguindo as mesmas convenções de nomes de logon de usuário dos dois primeiros objetos mantendo a senha padrão P@ssw0rd.

Exercício 2: Modificar as propriedades do Objeto de Usuário

1.    Na OU Administradores de Redes clique com o botão direito sobre o usuário Rafael Lopes e escolha a opção Propriedades.
2.    Torne-o membro o grupo Admistradores de Rede – Vá na guia Membros de e clique em adicionar, digite rafael.lopes e clique em ok para confirmar o nome do usuário e ok novamente para confirmar as alterações nas propriedades do objeto de usuário.
3.    Configure as propriedades apropriadas do seu objeto de usuário nas guias Geral, Endereço, Perfil, Telefone e Organização.
4.    Examine as várias propriedades associadas ao seu objeto de usuário.
5.    Ao terminar, clique em OK.

Exercício 3: Modificar as  várias propriedades do Objeto de Usuário

1.    Selecione a unidade organizacional Infra-Estrutura no painel da árvore, o qual listará os objetos de usuários que você criou anteriormente.
2.    Clique no objeto de usuário João Paulo.
3.    Mantenha a tecla CTRL pressionada e clique no objeto de usuário Rafael Lopes.
4.    Clique no menu ação e, em seguida, em Propriedades.
5.    Observe as diferenças entre a caixa de diálogo Propriedades deste exercício e a caixa de diálogo com propriedades mais completas que você explorou no exercício 2. Examine as propriedades que estão disponíveis quando vários usuários estão selecionados, mas ainda não modifique.
6.    Configure as seguintes propriedades para os dois objetos.

7.    Clique em Ok ao terminar de configurar as propriedades.
8.    Abra as propriedades do objeto João Paulo
9.    Confirme se as propriedades configuradas na etapa 6 se aplicam a este objeto e clique em OK.
10.     Clique no usuário João Paulo.
11.     Mantenha a tecla CTRL pressionada e clique no usuário Rafael Lopes. Clique no menu Ação.
12.     Observe que o comando redefinir senha não está disponível quando você seleciona mais de um usuário.

Resumo do Laboratório
Você deve ser membro dos grupos Administradores de Empresa, Admistradores do Domínio ou Operadores de Conta, ou deve ter recebido permissões administrativas para criar objetos de usuários. Os usuários também incluem propriedades relacionadas aos indivíduos que eles representam, incluindo informações pessoais, participação em grupos e configuração administrativa.

0 comentários:

Postar um comentário